
Veja algumas opções:
A maçã e muito conhecida e consumida em nosso país, ela possui vitamina A, C e E que são antioxidantes e por isso combatem os radicais livres presentes no organismo. Além de conterem fibras em suas composições que promove aquela sensação de saciedade e também contribui para o bom funcionamento intestinal.
As frutas oleoginosas, como as nozes, amêndoas e castanhas possui ácidos graxos monoinsaturado e poli-insaturados que são capazes de reduzir os níveis de LDL- colesterol sanguíneo ( o colesterol ruim) e aumenta os níveis de HDL - colesterol sanguíneo ( colesterol bom), devido a esses efeitos ela pode reduzir os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, as oleoginosas são ricas em: proteínas, fibras, selênio, cálcio, ferro, potássio, zinco, vitamina E, acido fólico e magnésio.
As maçãs e as frutas oleoginosas não podem faltar em seu cardápio.
A soja é uma planta pertencente á família das leguminosas, ou seja, do feijão, lentilha, grão de bico, ervilha. Ela e rica em proteínas. Lipídios ( gordura), fibras e algumas vitaminas e minerais. Contém, também, uma classe de fito-hormônios ( hormônio de origem vegetal). Estas substancias atuam como um antioxidante reduzindo as taxas de colesterol ruim (LDL) e consequentemente diminuindo o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Além disso, exercem controle sobre a atividade hormonal equilibrando a quantidade do hormônio estrógeno no organismo feminino podendo amenizar, dessa forma os sintomas da menopausa.
A soja deve ser incluída na alimentação não somente pelas possíveis vantagens que ela pode trazer mas, principalmente, pelo fato de ser mais uma opção de alimento rico em diversos nutrientes e contribuirá para a diversificação da sua refeição diária contribuindo para melhorar a sua saúde.
Conheça a lista dos principais derivados de soja.
Óleo de soja: E um dos tipos de óleo mais consumido no mundo.
Farelo de soja ( resíduo proveniente da extração do óleo): pode ser usado como alimento para animais visto que contém de 40 a 55 porcento de proteína.
Farinha de soja: pode ser usada na industria alimentícia para enriquecer pães, biscoitos, macarrão, produtos infantis e misturas para sopas.
Extrato proteico de soja (Leite de soja): E um alimento que possui aparência bem semelhante ao leite da vaca pode ser encontrado de forma liquida ou em pó, em geral e aromatizado.
Queijo de soja ( tofu ): Elaborado a partir do leite de soja.
Soja torrada: Possui a aparência de um amendoim torrado e pode ser consumido como tal.
Postar um comentário