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CPI DA TELEFONIA: EMPRESAS DÃO ATÉ CURSO PARA " ENROLAR" CLIENTE QUE QUER CANCELAR LINHA.

Sindicato e ex-funcionário denunciam orientações de call center para prejudicar usuário


Diretor do sindicato acredita que fiscalização falha da Anatel provoca metas irreais cobradas dos funcionários

O Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações de Minas Gerais denunciou, em reunião da CPI da Telefonia na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (9), que funcionários de call-center são orientados pelos gerentes a "enrolar" o usuário que pretende cancelar uma linha.
Segundo Fernando Cançado, diretor da entidade, vencer o cliente pelo cansaço para evitar o cancelamento "é norma dentro das empresas".
O sindicalista levou ao plenário o ex-funcionário de uma empresa prestadora de serviço para a TIM. Ele afirmou que empresa oferecia até curso para impedir que o cliente se desfizesse do serviço.

— A demora no atendimento é planejada, o cara tem que esperar até ficar nervoso e desistir.

Cançado também denunciou as metas irreais de vendas e retenção a que os funcionários ficam expostos. Segundo ele, empresas terceirizadas de médio e pequeno porte passaram a agir no mercado sem fiscalização a partir dos anos 2000 como consequência da privatização das empresas do sistema telefônico a partir de 1997.

Segundo o deputado Sargento Rodrigues (PDT), a relação entre empresas e Anatel é "promíscua", o que inibe a fiscalização. "A Anatel só finge que está fiscalizando".


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