Áreas da fisioterapia:
· Fisioterapia pediátrica,
Neonatologia e Hebeátrica - Especialidade que utiliza de métodos e
técnicas próprias para o tratamento de enfermidades de recém-nascidos, crianças
e adolescentes.
· Fisioterapia, geriatria e gerontologia - Estuda, previne e trata as
disfunções decorrentes do processo de envelhecimento, mediante a administração
de condutas fisioterapêuticas, prevenindo problemas funcionais e promovendo a
recuperação funcional global de pessoas idosas.
· Fisioterapia dermatofuncional - Especialidade da Fisioterapia que
diagnostica, estuda e trata as afecções dermatológicas e intertegumentares.
· Fisioterapia urogineconfuncional e Obstreticia
- A Fisioterapia aplicada à uroginecologia tem como principal objetivo a
prevenção e o tratamento de disfunções urinárias, fecais e sexuais, por meio de
recursos diversos, entre eles a reeducação do assoalho pélvico e musculatura
acessória, os quais serão submetidos a exercícios de fortalecimento. A
Fisioterapia Obstétrica se baseia em promover uma melhor adaptação da mulher às
mudanças do seu corpo no período de gestação, preparando todas as suas
estruturas para o parto.
· Fisioterapia neurofuncional - Área da Fisioterapia que visa ao
estudo, diagnóstico e tratamento de distúrbios neurológicos que envolvam ou não
disfunções motoras; por exemplo, pacientes que sofreram um acidente vascular encefálico (AVE). A fisioterapia neurofuncional induz
ações terapêuticas para recuperação de funções, entre elas a coordenação
motora, a força, o equilíbrio e a coordenação. A terapêutica em Fisioterapia
neurológica baseia-se em exercícios que promovam a restauração de funções motoras,
de forma a resolver deficiências motrizes e aperfeiçoar padrões motores, com
importante fundamentação nos princípios neurofisiológicos da facilitação
neuromuscular proprioceptiva.
· Fisioterapio traumato-ortopédico funcional Estuda, diagnostica e
trata as disfunções musculoesqueléticas, de origem ortopédica ou decorrente de
traumatismos, além de doenças de origem reumatológica. Utiliza os recursos
terapêuticos para aumentar a capacidade de movimentação, estimular a circulação
e diminuir as dores de pacientes com fraturas, traumas musculares e entorses.
· Fisioterapia respiratoria- Conjunto de procedimentos
fisioterapêuticos que visam melhorar a dinâmica respiratória e a distribuição
do ar inalado no pulmão, remover secreções brônquicas, obtendo assim melhor
função respiratória. Além das técnicas manuais, existem diversos equipamentos
que auxiliam na obtenção destes resultados.
· Fisioterapia orofacial -
Atua principalmente na saúde bucal em conjunto com a Odontologia e Fonoaudiologia, tratando de disfunções
da articulação temporomandibular, além de tratar disfunções relacionadas problemas
oculares e pré e pós-operatório de cirurgias plásticas faciais.
· Fisioterapia esportiva - Atua diretamente nas atividades esportivas,
na preparação, prevenção e recuperação de lesões no processo de reabilitação de
atletas em clubes, times, academias, etc.
· Fisioterapia manipulativa - A Fisioterapia Manipulativa
Musculoesquelética ou Terapia Manual Ortopédica é uma área de especialização da
Fisioterapia que lida com o manejo de condições neuro-músculo-esqueléticas,
embasada no raciocínio clínico, usando abordagens de tratamento altamente
específicas incluindo técnicas manuais e exercícios terapêuticos. A Terapia
Manual Ortopédica ou Fisioterapia Manipulativa Musculoesquelética também
abrange e é conduzida pelos dados científicos disponíveis, evidência clínica e
pelo quadro biopsicossocial de cada paciente.
· Acumputura e fisioterapia- É uma especialização reconhecida pelo
COFITO desde 1985 e consiste na aplicação da acupuntura e de outras técnicas
corporais da medicina tradicional chinesa aos problemas musculoesqueléticos
tradicionalmente abordados destacando-se aspectos da terapia e dor,
comportamento depressivo e a
reorganização das sensações corporais.
· Fisioterapia oncofuncional- A Fisioterapia Oncofuncional tem como
objetivo preservar, manter, desenvolver e restaurar a integridade
cinético-funcional de órgãos e sistemas do paciente, assim como prevenir os
distúrbios causados pelo tratamento oncológico.
Pilates: É
um método de controle muscular desenvolvido por josefh Pilates na década de 1920. A maioria dos exercícios são
executados com a pessoa deitada. É atualmente uma técnica reconhecida para
tratamento e prevenção de problemas na coluna vertebral
"O método Pilates®
desenvolvido por Joseph Pilates no início da década de 1920 tem como base um
conceito denominado de contrologia. Segundo Pilates, contrologia é o controle
consciente de todos os movimentos musculares do corpo. É a correta utilização e
aplicação dos mais importantes princípios das forças que atuam em cada um dos
ossos do esqueleto, com o completo conhecimento dos mecanismos funcionais do
corpo, e o total entendimento dos princípios de equilíbrio e gravidade
aplicados a cada movimento, no estado ativo, em repouso e dormindo. Os
exercícios do método Pilates® são, na sua maioria, executados na posição
deitada, havendo diminuição dos impactos nas articulações de sustentação do
corpo na posição ortostática e, principalmente, na coluna vertebral, permitindo
recuperação das estruturas musculares, articulares e ligamentares
particularmente da região sacrolombar. O sistema básico inclui um programa de
exercícios que fortalecem a musculatura abdominal e paravertebral, bem como os
de flexibilidade da coluna, além de exercícios para o corpo todo. Já no sistema
intermediário-adiantado são introduzidos, gradualmente, exercícios de extensão
do tronco, além de outros exercícios para o corpo todo, procurando melhorar a
relação de equilíbrio agonista-antagonista. Uma vez que o método Pilates®
preconiza a melhoria das relações musculares (agonista e antagonista), o nosso
objetivo foi testar o efeito desse método de treinamento sobre o torque
isocinético dos extensores e flexores do tronco medido a velocidade angular de
120 graus por segundo."
Educação física é
uma das áreas do conhecimento humano ligada ao estudo e atividades de
aperfeiçoamento, manutenção ou reabilitação da saúde do corpo do ser humano. Ela trabalha, num sentido
amplo, com prevenção de determinadas doenças. É a área de atuação do
profissional formado em uma Faculdade de Educação Física. É um termo usado para
designar tanto o conjunto de atividade física não-competitivas
e esportes com fins recreativos quanto
a ciência que fundamenta a correta
prática destas atividades, resultado de uma série de pesquisas e procedimentos
estabelecidos.
Esporte:
A grande diferença entre Educação
Física e desporto/esporte é que enquanto a primeira
diz respeito a uma disciplina escolar e a um campo acadêmico, esporte refere-se as diversas
modalidades organizadas.
Esta diferença é muito importante
pois existem muitas pessoas que consideram estas duas palavras sinônimas.
Educação Física é uma atividade física planejada e estruturada, com o propósito
de melhorar ou manter o condicionamento físico. É também o conjunto de
atividades físicas não competitivas, que fundamenta a correta prática destas
atividades. Esporte é uma atividade física que, geralmente, envolve a
competição, exemplo: futebol profissional.
Atividade física:
A diferença entre a Educação
Física e a atividade física é que a atividade física é qualquer movimento do
corpo, produzido pelo músculo esquelético que resulta em um aumento do gasto
energético. Atividade física refere-se ao gasto calórico promovido por uma ação
superior físico, como um deslocamento, um movimento físico qualquer. É um
conceito cartesiano e linear que aparta e fragmenta a motricidade humana em
mero movimento. Já a Educação Física é uma ação planejada e estruturada, que
pode utilizar-se de vários elementos como o esporte, a dança, a luta, o jogo, a
brincadeira e a atividade física. A Educação Física nasce da maneira como a
conhecemos hoje com o advento da modernidade, da sociedade urbana e industrial
e a necessidade de preparar e educar os corpos.
Formação:
Para atuação como professor de
Educação Física é necessário um curso superior, durante o qual estudará os
aspectos filosóficos, psicológicos, cinesiológico, biomecânico, fisiológico, bioquímico, genéticos, antropométrico e neuromotores das
atividades físicas como também suas dimensões sociais e psicomotoras.
Deve ser capaz de orientar jogos
e atividades lúdicas corretamente,
cuidando da postura correta dos participantes, do respeito às normas do
jogo/atividade, de assegurar o interesse de todos e do aproveitamento físico
por parte dos jogadores/participantes.
Devem-se trabalhar as aptidões
físicas relacionadas à saúde, o desenvolvimento de qualidades físicas, a
condição aeróbia, a resistência muscular localizada, a força, a flexibilidade e
o controle da composição corporal.
É interessante ter um programa
associado de capacidade aeróbia, resistência localizada e flexibilidade, com a
predominância dos fatores preconizados pelo cliente, mas não se esquecendo do
equilíbrio entre as outras aptidões, que devem ser constantemente treinados
para que permaneçam em níveis satisfatórios.
Em linhas gerais as atividades
prescritas são:
· Exercícios
técnicos: Natação (É considerado 70% técnica e 30% aeróbio)
· Exercícios
aeróbios: Caminhada, corrida, ciclismo, dança de salão…
· Exercícios
de força ou resistidos: Musculação, ginástica localizada, hidroginástica…
· Exercícios
de flexibilidade ou mobilidade: Alongamentos, exercícios de flexibilidade…
A educação física e a ciências do esporte.
Existe ainda muita confusão
acerca das duas graduações, é muito comum as pessoas confundirem o Curso de educação física com
o curso de esportes ou ciência do esporte .
No entanto, quem se forma em Educação Física terá matérias mais ligadas às
áreas de ciência biológica e
da Saúde, preparando-se para uma atuação diretamente ligada ao ensino
pedagógico e à aplicação de atividades físicas para pessoas ou grupos, seja em
ambientes escolares, seja em academias e centros esportivos. Já o formado em
Esporte ou ciência do esporte,
atua como técnico, preparação física de atletas, gestão e marketing esportivo e
organização de eventos esportivos. Em geral, esses profissionais disputam as
mesmas vagas no mercado de trabalho.
O treinador pessoal.
· Na
análise e avaliação do atual quadro físico do cliente, bem como, a
identificação dos fatores de riscos ou limitantes para a prática de exercícios
físicos.
· Na
escolha das atividades mais indicadas ao nível de aptidão física do cliente e
aos objetivos por ele almejados.
· Na
assessoria e orientação do vestuário, calçados e acessórios para a prática dos
exercícios propostos.
· Na
escolha das melhores condições para a prática de um programa de atividade
física: local, horário, temperatura, umidade e outras variáveis que podem
influir na execução do programa.
· No
controle da duração, frequência, intensidade, velocidade de execução,
intervalo, e variações das modalidades do programa.
Nas reavaliações, estimando e
mensurando a eficiência do programa proposto e quantificando a melhora da
aptidão física e nos objetivos almejados pelo cliente, conseguindo dados para
um novo planejamento, estabelecendo novos parâmetros a serem trabalhados.
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