Sejam bem vindos ao propaganuncio click nos anúncios abaixo e ajude o site a se manter, obrigado
Home » , » OVO: VILÃO OU MOCINHO DO CORAÇÃO?

OVO: VILÃO OU MOCINHO DO CORAÇÃO?



Estudo mostrou que o consumo de um ovo inteiro no café da manhã pode ser eficiente para melhorar os níveis do HDL, o bom colesterol, na corrente sanguínea de pessoas com risco de doenças cardiovasculares.

Ele já foi considerado vilão. Depois, a classe médica o absolveu de culpas infundadas. Estamos falando do ovo, um alimento barato e de fácil acesso que está presente na mesa da maioria das pessoas – se não na forma original, em preparações como bolos, tortas e pães. A rejeição que sofreu nas décadas de 1980 e 1990 – quando seu consumo foi relacionado ao possível desenvolvimento de doenças cardíacas – parece que ficou, definitivamente, para trás.

Estudo feito em 2012 pela Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, mostrou que o consumo de um ovo inteiro no café da manhã pode ser eficiente para melhorar os níveis do HDL, o bom colesterol, na corrente sanguínea de indivíduos com síndrome metabólica – isto é, que apresentam fatores de risco para doenças cardiovasculares (ataques cardíacos e derrames cerebrais) e diabetes. O HDL retira a gordura do sangue e a leva de volta ao fígado, evitando que se formem depósitos de gordura nos vasos.

Outra pesquisa, desta vez realizada pela Universidade de Missouri, também norte-americana, descobriu que garotas que ingeriam café da manhã altamente proteico, com 35 g de proteína de ovo e carne, tiveram a sensação de saciedade aumentada. As jovens também comeram menos lanches, especialmente os gordurosos, ao longo do dia.

A absolvição do ovo foi ainda atestada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos: segundo o órgão, o produto tem 185 mg de colesterol, em vez das 215 mg apontadas em estimativa anterior (portanto, 14% menos), com quantidade relativamente baixa de gordura saturada (que eleva o colesterol). Além disso, é uma ótima fonte de vitaminas A e do complexo B, carotenoides (que ajudam na prevenção de doenças degenerativas) e minerais como ferro, fósforo, selênio e zinco.

MITOS E VERDADES SOBRE O OVO.

O ovo aumenta a taxa de colesterol. MITO: segundo recomendação da American Heart Association, o limite de ingestão diária de colesterol é de 300 mg. Embora o ovo represente 185 mg deste valor, estudos têm demonstrado relação inversa entre o consumo e aumento da taxa. As razões: além de as gemas aumentarem o colesterol bom (HDL), cientistas concluíram que os distúrbios cardiovasculares estão mais relacionados à sensibilidade hereditária e maus hábitos alimentares, como a ingestão de gorduras saturadas (principalmente a trans), do que com os níveis de colesterol do ovo. "Em uma dieta equilibrada, seu uso traz benefícios, inclusive de regulação do colesterol", diz Patrícia Rung, nutricionista e mestre em neurociências pela Universidade Federal Fluminense (UFF). A cardiologista Rica Delmar Buchler, coordenadora da Cardiologia do SalomãoZoppi Diagnósticos, considera que o impacto do consumo de ovos depende da capacidade do organismo em absorver o colesterol. "Acredita-se que entre 75% e 85% das pessoas sejam pouco sensíveis às concentrações do mesmo na dieta, ou seja, a influência do consumo de itens ricos no componente sobre o LDL-colesterol é muito pequeno". Ela diz que suas conclusões se baseiam em dois estudos da Sociedade Brasileira de Cardiologia, de agosto de 2012 e de janeiro de 2013.
:

Postar um comentário

 
Company Info | Contact Us | Privacy policy | Term of use | Widget | Advertise with Us | Site map
Copyright © 2011. propaganuncio . All Rights Reserved.
Design Template by panjz-online | Support by creating website | Powered by Blogger