Sejam bem vindos ao propaganuncio click nos anúncios abaixo e ajude o site a se manter, obrigado
Home » » VEJA A IMPORTÂNCIA DE CONTROLAR O INH PARA PREVENIR AVC E INFARTO

VEJA A IMPORTÂNCIA DE CONTROLAR O INH PARA PREVENIR AVC E INFARTO



VARFARINA (Marevan,Varfine, Coumadin)  

Controle do INR:

A Varfarina age inibindo os fatores da coagulação dependentes da vitamina K, fazendo com que o sangue fique mais “fino”. Na verdade, o seu efeito é diminuir a capacidade do sangue em coagular, reduzindo a possibilidade de formação de coágulos e trombos. 
O controle é feito através de um exame chamado INR, que mostra o nível de anticoagulação do sangue. Um INR = 1 indica um sangue com coagulação normal. A maioria dos pacientes com as doenças citadas, precisam manter o INR entre 2 e 4, um estado que reduz o risco de tromboses sem causar uma anticoagulação perigosa. Valores acima de 5 indicam anticoagulação excessiva e a partir daí, quanto mais alto for o INR, maior o risco de sangramentos espontâneos, inclusive de AVE hemorrágico.
Por isso, o controle do INR deve ser feito com grande rigor e os doentes que tomam Varfarina devem andar com alguma notificação para em caso de traumas ou emergência, a equipe médica saber que se trata de um paciente anticoagulado.
Vários alimentos e remédios interagem com a Varfarina, alguns a inibindo e consequentemente favorecendo o surgimento de trombose, enquanto outros agem aumentando sua ação, elevando os riscos de sangramentos.

O fígado é responsável pela produção dos fatores de coagulação. O RNI (Razão Normalizada Internacional) (ou INR) permite avaliação do tempo de coagulação do plasma. O RNI é baseado na relação do valor do tempo de protrombina (TP) do paciente e a média dos valores normais de plasmas normais frescos, e representa a relação do TP se o teste tivesse sido realizado com a tromboplastina IRP (international reference preparation). Esta padronização evita variações interlaboratoriais. O Tempo de protrombina mede a via extrinseca da coagulação, prolongando-se nas deficiências seletivas ou conjuntas dos fatores II, V, VII e X. Como os quatro fatores são sintetizados no fígado e três dos quais são vitamina K dependentes (II, VII, X), o TP é utilizado mais comumente no monitoramento da terapia anticoagulante oral (warfarina), doenças hepáticas, deficiência de vitamina K, coagulação intravascular disseminada e deficiências dos fatores VII, V, X ou protrombina. Se o INR está aumentado, significa que está se levando mais tempo que o normal para o sangue coagular. O INR estará aumentada somente se o fígado estiver tão lesado a ponto da síntese dos fatores de coagulação dependentes de vitamina K estiver prejudicada: não é uma maneira sensível de se medir a função hepática.
Valores de referência: entre 0,9 e 1,1.
RNI recomendada em algumas doenças/condições
1- RNI de 2,0 a 3,0
Prevenção de trombose venosa (alto risco), tratamento de trombose venosa, tratamento de embolismo pulmonar, arteriopatia periférica, anticoagulação pré e per-operatória, cirurgias diversas, prevenção de embolismo sistêmico, prótese de válvulas cardíacas teciduais.
2- RNI de 2,5 a 3,5
Prevenção de infarto do miocárdio recorrente, redução de mortalidade no infarto do miocárdio, prótese de válvulas cardíacas mecânicas (alto risco).
É muito importante normalizar o INR antes de operar pessoas com problemas hepáticos (geralmente através de transfusão com plasma sanguíneo contendo os fatores deficientes), já que elas poderiam sangrar excessivamente.
monitoramento para acompanhar seus valores.
O coagulograma completo , engloba uma série de provas que avaliam o sistema de coagulação do sangue , como o tempo de sangramento ( TS ), tempo de ativação da protrombina ( TAP ) , tempo de ativação parcial da tromboplastina ( TTPA ou KPTT ) , tempo de coagulação ( TC ) e a contagem das plaquetas . Estas últimas , são elementos do sangue , que atuam na formação dos  trombos plaquetários.

Em cardiologia , a avaliação cardiológica pré-operatória , é uma das principais indicações para a solicitação de um coagulograma completo  . No entanto , o mais comum , é que sejam solicitados algumas provas específicas do coagulograma , como o TAP com RNI ( relação normalizada internacional )  para monitorar os anticoagulantes orais (  como a femcoprumona e a warfarina , conhecidos como marcoumar , coumadin marevan ) ou o TTPA ( também chamado de KPTT ) , para monitorar a ação da heparina não-fracionada  ( liquemine ) , usada em pacientes internados. 
TAP com RNI:
O tempo de ativação da protrombina ( TAP ) e a relação normalizada internacional ( RNI ) , são solicitados de uma forma periódica , para pacientes que usam anticoagulantes orais ( coumadin , marcoumar e marevan ) , como nos casos de fibrilação atrial ( uma arritmia que pode levar à formação de coágulos dentro do coração ) , após trombose venosa e/ou tromboembolismo pulmonar ( embolia pulmonar ) e , em portadores de válvulas cardíacas artificiais ( próteses metálicas mitral e aórtica ).
Em alguns casos , após infarto do miocárdio extenso ou insuficiência cardíaca grave ( coração fraco ) , pode haver a formação de coágulos dentro do coração . Nestas situações , também está indicado o uso de anticoagulantes orais , que são medicamentos que inibem a síntese da vitamina K , que é essencial para a formação de alguns elementos da coagulação. Por isso , esses medicamentos inibem o processo da coagulação. 
A relação normalizada internacional ( RNI ) , é um exame que visa padronizar os resultados do TAP , pois pode haver variações inerentes ao método e ao reagente utilizado neste exame último exame. O valor normal do TAP , costuma ser de 85 a 100%. Os valores de RNI ideais , variam de acordo com a situação ( por exemplo: na fibrilação atrial , recomenda-se valores entre 2,0 e 3,0 ; nos pacientes com fibrilação atrial e uma prótese metálica na posição mitral , valores maiores de RNI ,  entre 3,5 e 4,0 , poderão ser necessários ).
O ideal é que os valores não sejam inferiores ao desejado  ( pois não afinam o sangue como seria necessário para o caso ) , mas também não devam ser superiores ( pois predispõem ainda mais aos sangramentos ). Pacientes que fazem uso de anticoagulantes orais , devem fazer o exame de TAP com RNI de forma periódica ( o ideal é que seja pelo menos mensal ).
Atualmente , existem kits que permitem que este exame seja feito em casa . Uma vez que o resultado do RNI esteja dentro do desejado , não é necessário mudar a dose do anticoagulante . Valores abaixo ou acima do ideal , exigem um aumento ou uma redução , na dose que está sendo usada do anticoagulante.
Os valores de TAP , podem se elevar nas seguintes situações ( além do uso dos antiocoagulantes ) : deficiência da vitamina K ( em casos de anorexia , má absorção intestinal , destruição da flora bacteriana intestinal por antibióticos , etc... ), insuficiência hepática ( falência do fígado ) , elevações graves do colesterol , doenças da coagulação , entre outras sitauções .

Os valores de TAP , podem estar reduzidos , com o uso de drogas de inibem os anticoagulantes ( antiácidos , corticoesteróides , digoxina e diuréticos ) ou em pacientes com uma dieta rica em vitamina K .

:

+ comentários + 8 comentários

23 de agosto de 2017 às 04:07

Eu fiz i NR deu 128 e eu estou preocupada você tem como responder meu nome é Patrícia

28 de julho de 2018 às 07:41

Bom dia,meu nome é Cíntia fiz o exame de protombina e o interesse deu baixo 0,85 estou com hematomas no meu corpo e tive perda de sangue pela boca e pelo nariz estou muito exausta estou preocupada minha consulta com hematologia vai ser em 2 meses alguém pode me dizer se esse valor esta ruim

2 de agosto de 2018 às 21:52

Meu rni deu 2.29 preciso tomar mais marevan rita

6 de novembro de 2018 às 12:27

RNI ...1.63 deve reduzir o remédio ou deve aumentar

21 de julho de 2019 às 11:15

Tomo 2marevan dia ,meu RNI continua baixo tô muito preocupada

2 de outubro de 2019 às 14:14

Estou com rni 1.7 e cinto falta de ar o q seria

22 de novembro de 2019 às 13:58

Minha mãe está com rni 1.3 está muito baixo , quanto devemos aumentar para normalizar, sempre ficou entre 2 e 3

30 de novembro de 2019 às 08:20

Estou tomando marevan e meu inr está 1,60 o que fazer ?

Postar um comentário

 
Company Info | Contact Us | Privacy policy | Term of use | Widget | Advertise with Us | Site map
Copyright © 2011. propaganuncio . All Rights Reserved.
Design Template by panjz-online | Support by creating website | Powered by Blogger